CURSO Android Na Rede: Aprenda a desenvolver na plataforma Android!


 
Objetivos:
– Capacitar o aluno em todo o processo de desenvolvimento de aplicações móveis em Android, indo desde a construção do projeto até a sua publicação no Android Market.
 
– Aprender de forma extensa como funciona o SDK e a utilização das APIs disponíveis na plataforma.
 
Pré-requisitos:
– Conhecimento em programação orientada a objetos e linguagem Java.
 
Módulos:
 
Robô (Básico)
Prazer, eu sou Android!
– Introdução à plataforma Android
– A Open Handset Alliance
– Conceitos básicos (Building Blocks) da plataforma
– Porque todo mundo está escolhendo Android?
– Repercursão da plataforma no mundo e no Brasil
– A plataforma Android como um framework
– A máquina virtual Dalvik
 
Configurando o Ambiente de Desenvolvimento
– Baixando os componentes necessários
– Desenvolvendo sem IDEs
– Configurando o plugin ADT
– A ferramenta “SDK Components and AVD Manager”
– Aprendendo sobre os componentes fundamentais
– View
– Activity
– ContentProvider
– Service
– BroadcastReceivers
– AndroidManifest.xml
– Android Virtual Devices (AVD)
– Construindo seu primeiro “HelloAndroid”
– Entendendo os AVDs
– Estrutura de um projeto Android
– A classe gerenciadora de recursos: R.java
– Rodando a aplicação no emulador/androphone
– Depurando sua aplicação com o LogCat
 
Componentes Visuais e Layouts
– Views e ViewGroups
– Hierarquia de Layouts
– LinearLayout
– RelativeLayout
– AbsoluteLayout
– TableLayout
– Arquivo de Layout em XML
– Explorando os widgets
– Alertas e Notificações
– AdapterViews
– Melhores práticas para desenvolvimento de layouts
– Tratamento de eventos
– Customizando novos widgets
 
Telas (Activity)
– Dissecando uma Activity
– O ciclo de vida de uma Activity
– Inicializando uma Activity
– Finalizando uma Activity
– Passando dados de uma Activity para outra
– Criando uma aplicação com várias Activities
 
Intents e IntentFilters
– O que é uma Intent?
– Como a plataforma traduz uma requisição (Intent) em uma ação
– IntentFilters
– Regras para resolução de Intents
– Intents disponíveis em Android
– Categorias de Intents
– Um tipo especial de Intent: Pending Intent
 
Carga Horária: 20h
 
Andróide (Intermediário):
- BroadcastReceivers
   - O que é um BroadcastReceiver?
   - Criando um BroadcastReceiver em Java
   - Registrando um BroadcastReceiver
   - Notificando o usuário na barra de status

- Recursos Visuais
   - O mecanismo de recursos visuais em Android
   - Fornecendo e acessando recursos
   - Tipos de recursos
      - Animation
      - Color State List
      - Drawable
      - Layout
      - Menu
      - String
      - Style
      - Outros tipos de recursos
   - Mecanismo de Internacionalização

- Gráficos 2D & 3D
   - Desenhando com Canvas
   - Desenhando com SurfaceViews
   - Gráficos 2D
   - 3D com OpenGL

- Persistência de Dados
   - Tipos de mecanismos de armazenamento
    - Banco de Dados
      - Preferências Compartilhadas (SharedPreferences)
      - API de Preferências
   - Entendendo a relação de um banco de dados com um ContentProvider
   - Criando um banco de dados com SQLite
   - Consultando e manipulando um banco de dados
   - Integrando a camada de persistência à sua aplicação

- HTTP e Web Services
   - Acessando e enviando dados via HTTP/HTTPS
   - Utilizando a Apache HttpClient API para comunicação HTTP(S)
   - Comunicando com WebServices:
      - Criando um WebService com JAX-WS
      - Utilizando a biblioteca KSOAP2 para consumir WebServices
      - Acessando um WebService RESTful

- Segurança e Permissões
   - A arquitetura de Segurança
   - Assinatura de aplicações
   - Utilizando permissões
   - Permissões de declaração e execução

- Localização & Mapas
   - A API de Localização
      - Obtendo sua posição via GPS
      - Geocoder e Reverse Geocoder
      - Criando uma aplicação LBS
   - A API de Mapas
      - Utilizando mapas com o componente MapView
      - Gerando certificados digitais para utilização de mapas
      - MapActivity: uma Activity específica para Mapas
      - Criando uma aplicação sensível ao contexto
      - Enriquecendo os mapas com ItemizedOverlay
 
Carga Horária: 20h
 
Humanóide (Avançado):
Threads & Handlers
– Executando tarefas em segundo plano
– Handlers
– AsyncTaks
– Técnicas para tornar a aplicação mais responsiva
 
Serviços
– Entendendo o componente Service
– A interface AIDL
– Ciclo de vida de um serviço
– Criando um serviço para ser executado em segundo plano
 
AppWidgets API
– O que é um AppWidget?
– Os principais componentes da API
– RemoteViews
– Construindo uma appwidget
– Rodando sua appwidget no emulador/androphone
 
Testes em Android
– O Framework de Testes em Android
– Utilizando TDD em Android
– A ferramenta UIMonkey e monkeyrunner
– A API de Instrumentação
– Testando sua aplicação no emulador/androphone
 
Empreendendo com Android Market
– Conheça o Android Market
– Publicando sua aplicação no Android Market
– Criando uma conta de desenvolvedor
– Criando uma conta de comerciante no Google Checkout
– Assinando sua aplicação
– Licenciando sua aplicação
 
Carga Horária: 20h
 
AULAS DO MÓDULO I (ROBÔ):
Início: 17/10/2011
Aulas Segunda, Quarta e Sexta de 18h às 20h.
 
AULAS DO MÓDULO II (ANDRÓIDE):
Início: 21/11/2011
Aulas Segunda, Quarta e Sexta de 18h às 20h.
 
AULAS DO MÓDULO III (HUMANÓIDE):
Início: Não definido.
Aulas Segunda, Quarta e Sexta de 18h às 20h.
 
INSTRUTOR: RAMON RABELLO
Graduado em Ciência da Computação (Unama)
Membro da comunidade Tá Safo! (http://tasafo.wordpress.com
Palestrante do AndroidConf 2011 (www.androidconf.com.br)
Membro do projeto Andromeda, apresentado na DroidCon '09 Alemanha
Engenheiro de Software @ Cobra Tecnologia
Certificações CSM (Certified Scrum Master) e CSPO ( Certified Scrum Product Owner)
androidnarede@gmail.com | @androidnarede
 
INVESTIMENTO
R$ 650,00 cada módulo (à vista: R$ 550,00)
em até 12x em qualquer cartão de crédito
 
PRÉ-INSCRIÇÕES
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