Equilibrium Web

Associação Comercial do Pará

Associação Comercial do Pará

História da ACP

A Associação Comercial do Pará é a segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil. Surgiu como Praça do Comércio do Pará fundada no dia 3 de abril de 1819, dois anos após a Praça do Comércio da Bahia. E foi durante mais de um século a única que representou os interesses dos empresários paraenses e sua história se confunde com o próprio desenvolvimento do comércio na região. No início da colonização, o Pará, então Estado do Grão Pará e Rio Negro, já era um forte entreposto comercial entre a colônia e Portugal.

Em 1817, com o Governo do Conde de Vila Flor (Antônio José de Sousa Manoel de Menezes) surgiu a idéia da criação da Praça do Comércio, nos moldes do que fora feito na Bahia. A iniciativa teve ótima receptividade dos comerciantes locais. A Praça do Comércio do Pará foi instalada solenemente no dia 3 de abril de 1919, em uma sala no Convento das Mercês. Mas a Cabanagem irrompida, em Belém, a 7 de janeiro de 1835 contribuiu para que a sociedade se esvaziasse, visto que a preocupação maior era manter os estabelecimentos comerciais e,até, a própria vida.

Com o fim da revolta e o restabelecimento da atividade comercial a sociedade foi reorganizada em 1864, com o mesmo nome de Praça do Comércio do Pará, sob a inspiração e direção de Manoel Antônio Pimenta Bueno, dos mais cultos e prósperos comerciantes de Belém, da época. Em 1899, a Praça do Comércio muda de nome para Associação Comercial do Pará, como é conhecida até hoje. Desde então tem desenvolvido inúmeras atividades como a criação da Escola Prática de Comércio (1899-1944), depois Escola Técnica de Comércio, o Museu Comercial do Pará, a Escola de Química Industrial, e a Bolsa de Mercadorias do Pará, além de inúmeros serviços para seus associados.

A Associação Comercia do Pará continua inovando, sempre em busca da defesa dos interesses da classe empresarial, contribuindo para o seu desenvolvimento e alavancando a geração de negócios no estado. Foi pensando na inovação e necessidade de renovação, bem como de uma atuação mais segmentada, que a ACP de frma pioneira criou o Conselho de Jovens Empresários; Conselho da mulher Empresária, Universidade Corporativa e ainda das Câmaras Setoriais.

 

Anders Willy Amorim
Gerente Comercial
Associação Comercial do Pará
Fones:(091)4005-3902(091)4005-3902/8067-0443/9904-5533
gerencia.comercial@acp.com.br
www.acp.com.br

Produtos