Equilibrium Web

Sobre o MPSBR

O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro é uma iniciativa para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras, sob coordenação da Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro com apoio do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desde dezembro de 2003.

Seu principal objetivo é desenvolver e disseminar modelos de melhoria de processos que atendam às necessidades da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI. Dois modelos de referência se destacam: o MPS-SW para Software e o mais recente MPS-SV para Serviços de TI.

 

Como objetivos secundários, e não menos importantes, estes modelos visam apoiar tanto as

mPME – micro, pequenas e médias empresas (foco principal) quanto as grandes organizações públicas e privadas (foco secundário) a estabelecer um caminho economicamente viável para que alcancem os benef­ícios da melhoria de processos e da utilização de boas práticas da engenharia de software e da prestação de serviços de TI em um intervalo de tempo

razoável, a um valor justo.

 

O modelo MPS-SW, ao longo de seus 10 anos de existência e graças à colaboração ativa da Tripla Hélice (atuação sinérgica da academia, indústria e governo), permitiu que mais de 500 empresas se beneficiassem de sua adoção. Com isso, as empresas puderam combinar e internalizar em seus processos normas internacionais, modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software brasileira.

 

A evolução do desempenho das empresas que adotaram o MPS-SW vem sendo acompanhado através do projeto iMPS – Resultados de Desempenho das Organizações que Adotaram o Modelo MPS, que anual e sistematicamente realiza a coleta de dados das organizações participantes. Até o ano de 2013, o iMPS registrou em sua base histórica o total de 923 questionários referentes a 364 organizações que participaram das coletas de dados desde 2008.

 

Para mais informações leia o folder clicando aqui.

Site oficial

Produtos